ZONEAMENTO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE GUARAQUEÇABA (2001)

O Zoneamento da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba é o resultado de um projeto desenvolvido pelo IPARDES mediante convenio firmado com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que financiou a elaboração do trabalho. Este projeto faz parte de um conjunto de ações previstas para a implementação do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), objeto de acordo de empréstimo celebrado entre o governo brasileiro, o Banco Mundial e o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).
A APA de Guaraqueçaba, localizada no litoral norte do Estado do Paraná, com extensão de 3.134 km e contingente populacional de 7.777 habitantes, é uma das três unidades ambientais federais selecionadas para fazer parte do PNMA.
A região da APA de Guaraqueçaba engloba em sua extensão continental, costeira e estuarina uma variedade de ambientes com enorme diversidade florística e faunística, sendo que esta se destaca por abrigar considerável número de espécies endêmicas e ameaçadas.

O presente trabalho tem como objetivo ser um instrumento para a consolidação de um desenvolvimento racional que viabilize a integração de áreas de uso sustentável com as áreas de preservação e ainda promova a recuperação de áreas degradadas – devendo ainda ordenar e indicar os investimentos econômicos viáveis para a região. Também deverá constituir um instrumento de gestão, pois todas as demais ações tem o zoneamento como principal fonte de planejamento.

Baixa o arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *