O Coordenador Do PDS_Litoral, Taco Roorda, E O Mediador, Pedro Strozenberg, Durante A Reunião Pública De Paranaguá.

REPRESENTANTES DO PDS_LITORAL EXPLICARAM COMO SERÃO AS AÇÕES DO PROCESSO EM PARANAGUÁ

O coordenador do PDS_Litoral, Taco Roorda, e o mediador, Pedro Strozenberg, durante a reunião pública de Paranaguá.

Aconteceu na tarde do dia 3 de abril uma reunião pública referente  ao Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS_Litoral) em Paranaguá. Inicialmente programado para ser uma Oficina de Engajamento, optou-se, dada a ausência de importantes setores da sociedade civil, e com a anuência do público presente, pela realização de uma reunião de mobilização e pelo agendamento da Oficina de Engajamento em data futura.

O evento, aberto ao público, reuniu representantes do Governo do Paraná, da Prefeitura Municipal de Paranaguá, atores regionais e municipais, moradores da região e estudantes e apontou como será realizado o trabalho previsto com ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

O mediador, Pedro Strozenberg, explicou para os presentes que o PDS_Litoral está no começo e passando por um processo de agregamento para incluir novas pessoas de todas as áreas que buscam discutir os temas que serão expostos ao longo do processo. “Além dos desafios técnicos que o Plano traz, existe a questão de motivar e também de mobilizar todos para, juntos, discutirem o PDS. Será um Plano com participação e com diálogo para que o trabalho seja sustentável.”

Explicando como a ideia do Projeto iniciou, em 2011, o representante da Secretaria de Estado e Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, Fabrício Miyagima, ressaltou a importância do Plano. “Nunca foi feito no Litoral um projeto com um olhar regional para as particularidades de cada município. Precisamos saber qual o futuro da região. Sabemos que 80% do território litorâneo é área de preservação, também temos a questão econômica do Porto de Paranaguá, mas também sabemos que existem questões sociais muito importantes. Temos uma diversidade de problemas que os municípios enfrentam, mas sabemos que se trabalharmos juntos chegaremos ao tão sonhado desenvolvimento sustentável.”

Já o coordenador do PDS_Litoral, Taco Roorda, detalhou como será o Plano de Trabalho que se entenderá até o primeiro semestre de 2019. “O enfoque é regional e o trabalho todo será construído em harmonia com os Planos Diretores municipais e outros pontos específicos de cada uma das sete cidades do Litoral.”

Ao término dos trabalhos houve uma rodada de perguntas dos participantes e já informado ao público que a Oficina de Engajamento em Paranaguá será realizada próximas semanas com data ainda a ser definida. A divulgação da mesma se dará pelo site do PDS_Litoral (www.pdslitoral.com.br), redes sociais do Plano, pela imprensa e pelos cartazes que são distribuídos na comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *