O Especialista Em Mediação, Pedro Strozenberg, Falou Aos Presentes Na Audiência Pública, Ouviu As Reivindicações E Necessidades Da População E Também Sanou As Dúvidas Quanto Ao Plano.

GUARAQUEÇABA TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PDS_LITORAL PARA DISCUTIR AS NECESSIDADES LOCAIS

O Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná – PDS_Litoral realizou no dia 16 de junho (sábado), no município de Guaraqueçaba, uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar um resumo de tudo o que já foi realizado, as próximas ações e, principalmente, fechar a Equipe de Acompanhamento.

Realizado no Ginásio de Esportes local, o encontro contou com a participação de autoridades locais, representantes de ONGs, moradores, produtores rurais e pescadores. Durante o evento os participantes apontaram as problemáticas existentes na cidade, entre elas o acesso pela estrada, a construção de um dique para o atracamento de embarcações bem como questões de infraestrutura. 

O coordenador do Plano, Taco Roorda, expôs as ações já executadas pelo Plano desde o início de janeiro de 2018 e relatou as questões levantadas durante a Oficina de Engajamento ocorrida em abril. Na oportunidade, adiantou como serão os próximos encontros. “Faremos de forma regionalizada as Oficinas de Engajamento e também as Audiências Públicas, ou seja, na Sub-região Norte (Antonina, Guaraqueçaba e Morretes), na Sub-região Sul (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná) e por último em Paranaguá.” O coordenador também destacou a importância da participação da comunidade na construção do cenário local.

O especialista em mediação, Pedro Strozenberg, falou aos presentes na Audiência Pública, ouviu as reivindicações e necessidades da população e também sanou as dúvidas quanto ao Plano. “Estamos vendo as potencialidades locais e por consequência as regionais e também os riscos. Esta fase é fundamental para traçar novas perspectivas. O presente preocupa, mas vamos vislumbrar um horizonte num prazo futuro”, destacou. Ao término da Audiência Pública foi confirmada a Equipe de Acompanhamento de Guaraqueçaba. O município tem aproximadamente 8 mil moradores, contando com as comunidades pesqueiras das ilhas.  

Sobre o PDS_Litoral

Apoiado financeiramente pelo Banco Mundial (BIRD), o PDS_Litoral está sendo elaborado pelo Consórcio Litoral Sustentável que reúne empresas internacionais e nacionais para realizar o Plano. São elas: Barcelona Brasil Group, Mcrit, Hidria Ciencia Ambiente y Desarrollo S.L e Quanta Consultoria Ltda. Os especialistas dessas empresas participaram de reuniões com atores regionais e locais, bem como com as Secretarias Estaduais do Governo do Paraná, que acompanharão todo o processo até o início de 2019. O Plano é gerenciado por Marina Bastos, da Quanta Consultoria Ltda., e Judith Muntal, representante do Barcelona Brasil Group.

Para mais informações sobre os assuntos acesse: www.pdslitoral.com.

O especialista em mediação, Pedro Strozenberg, falou aos presentes na Audiência Pública, ouviu as reivindicações e necessidades da população e também sanou as dúvidas quanto ao Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *