ESPECIALISTAS

Gerência do projeto

Judith Muntal : Gerente do Contrato

Especialista com mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos com recurso externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e do Banco Mundial. CEO da IBERGEO CONSULTING e sócia-fundadora da BARCELONA BRASIL GROUP, sociedade voltada ao gerenciamento de equipes de trabalho entre especialistas brasileiros e estrangeiros, com foco no âmbito de desenvolvimento urbano. Atesta experiência de trabalho no Brasil, República Dominicana, Honduras, El Salvador, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia e Equador. No Brasil já coordenou planos de desenvolvimento do litoral como o Plano de Gerenciamento Costeiro e Minuta de Lei para o Estado de Sergipe – PLANO GERCO, além dos estudos para Avaliação Socioeconômica dos Investimentos em Urbanização, Drenagem e Água em Ilha Grande – RJ, além outros.

Marina BastosGerente do Contrato

Engenheira Civil, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2003, concluiu o Mestrado em Engenharia dos Transportes no Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2006 e a Especialização em Administração Pública na Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2008. Atua como Diretora da Regional Sudeste da Quanta Consultoria, sendo responsável pela gerência dos contratos de Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro/RJ (financiado pelo Banco Mundial); de Gerenciamento, Assessoramento Técnico, Administrativo, Financeiro e de Apoio à UGP da SEELJE, na Execução do Programa de Inclusão Social e Oportunidades para Jovens no Estado do Rio de Janeiro (financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento); de Gerenciamento, Assessoramento Técnico, Administrativo, Financeiro e de Apoio à UGP da SEOBRAS, na Execução do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR Nacional no Estado do Rio de Janeiro – PRODETUR/RJ (financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento); de Consultoria Técnica para Elaboração de Estudos Urbanísticos e Planejamento Estratégico PPP Niterói a fim de subsidiar propostas de Operação Urbana Consorciada (OUC) e Parcerias Público-Privadas (PPP); entre outros.

Coordenação e macrozoneamento

Taco Roorda : Coordenador Geral

Arquiteto e urbanista com mais de 30 anos de experiência na prestação de serviços de consultoria para elaboração de planos diretores municipais e de estruturação urbana, transporte coletivo, projetos de revitalização de áreas centrais, requalificação urbana, planos regionais; planos, estudos e projetos com foco no desenvolvimento do turismo sustentável.

 

 

Maria Fernanda Incote Montanha Teixeira : Assistente de coordenação

Arquiteta e urbanista e Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Ambientes Urbanos Sustentáveis pela Universidade de Ferrara (Itália) e Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pelas Universidades de Compiègne (França) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência de 12 anos como pesquisadora e consultora em planejamento urbano e desenho urbano na América Latina, Europa, Ásia e África. Integra equipes multidisciplinares em projetos e planos nas escalas regional, municipal e local, tais como planos diretores, planos de regularização fundiária, planos de desenvolvimento regional, planos de desenvolvimento do turismo sustentável, planos de estruturação de novos assentamentos urbanos, estudos de mobilidade e transporte coletivo, projetos de desenvolvimento urbano sustentável, projetos de parques urbanos e propostas para readequação de áreas urbanas.

Paula RydygierEstagiária

Estagiária e estudante do quinto ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo.

Legislação

Nereo Cardoso de Matos Junior : Advogado

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogado inscrito na OAB/RJ sob o n. 107.060, com experiência na área de contencioso cível. Procurador do município do Rio de Janeiro desde 2002, onde já atuou na área de consultoria e contencioso trabalhista. Atualmente, milita no consultivo e contencioso com ênfase em áreas atinentes ao Direito Público. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e cursou LLM Litigation – Novos Desafios dos Contenciosos pela Fundação Getulio Vargas.

Thiago Paiva : Advogado

Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2008). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2009. Atuou durante 4 (quatro) anos na Administração Pública, sendo 2 (dois) anos como estagiário na Procuradoria Geral do município do Rio de Janeiro e 2 (dois) anos como residente jurídico na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Consultor Jurídico na Fundação Santo André-SP (2017). Experiência em assessoria jurídica em projetos urbanísticos, em especial, na análise das legislações urbanísticas e ambientais.

Logística e transportes

Andreu Esquius : Eng. Civil, Especialista em Sistema Viário e Transportes

Engenheiro pela Universidade Politécnica da Catalunha. Sócio e Diretor Técnico da MCRIT. Especialista em planejamento e avaliação de infraestruturas, modelagem de transporte, mobilidade e logística. Entre 1990-1999, coordenou a seção de planejamento no Plano Metropolitano de Barcelona. Atesta mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos de mobilidade e transporte na Espanha, Europa e América Latina. Tem experiência no Brasil. Atualmente participa como responsável de modelagem nos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Segurança Viária de Blumenau, entre outros. Desenvolveu várias ferramentas e modelos de previsão da demanda de passageiros e cargas. Além disso, participou no desenvolvimento e gestão de vários planos territoriais e de infraestrutura na Catalunha e estudou a previsão de demanda de grandes infraestruturas de transporte público e viário em Barcelona e em outras cidades da Europa. Desde 2000 é professor de Sistemas de Apoio à Decisão na Escola de Administração Pública de Catalunha e de Métodos e Ferramentas de Modelagem na Universidade Politécnica de Catalunha.

Oriol Biosca : Eng. Civil, Especialista em Planejamento do Território e Mobilidade

Engenheiro Civil pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em planejamento estratégico territorial, do transporte, da mobilidade e da logística e em análise de impacto socioeconômico e ambiental dos planos de desenvolvimento regional. Atesta mais de 10 anos de experiência profissional como coordenador na Europa e na América Latina de projetos de planejamento estratégico, infraestruturas, mobilidade urbana sustentável, segurança viária, desenvolvimento de cenários e avaliação de investimentos em infraestruturas e serviços urbanos. Consultor em vários estudos para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, e a Comissão Europeia, entre outros. Tem experiência no Brasil. Atualmente coordena os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Segurança Viária de Blumenau e o Estudo de alternativas para otimização e consolidação da 1ª etapa do programa Várzeas do Tietê – PVT, nos municípios de São Paulo e Guarulhos, entre outros. Anteriormente, participou no projeto de urbanização de Ilha Grande e o Programa de Desenvolvimento Regional da Ferrovia Norte-Sul, no Estado do Tocantins, além outros.

Frederic Lloveras : Eng. Civil, Especialista em Planejamento do Território e Logística

Engenheiro Civil pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em modelagem de transporte de passageiros e cargas, com ferramentas de macro- simulação e micro- simulação de tráfego. Atesta mas de 10 anos de experiência professional a nível latino-americano e europeu como coordenador de projetos de modelagem de transporte de passageiros e cargas, análise do sistema viário, da mobilidade urbana, da segurança viária e da distribuição de cargas. Consultor em vários estudos para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Comissão Europeia, entre outros.

 

Efrain Larrea : Eng. Civil, Especialista em Planejamento do Território e Mobilidade

Engenheiro Civil pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em logística e transporte de mercadorias. Atesta mais de 15 anos de experiência profissional em nível latino-americano e europeu como coordenador de projetos de logística, modelagem de cargas, transporte marítimo, cadeias logísticas internacionais, planificação portuária. Consultor em vários estudos para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Comissão Europeia, entre outros. Tem experiência no Brasil e atualmente participa como responsável do planejamento. Expert em sistemas. Participou do Programa de Desenvolvimento Regional do Ferrovia Norte-Sul, no Estado do Tocantins e atualmente coordena sistemas de planejamento e monitoramento de transporte, logística e planejamento, como o projeto de Aprimoramento e Expansão das Funcionalidades do Sistema Geoportal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Albert Solé : Eng. Civil, Especialista Analista em Mobilidade

Engenheiro Civil pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em planejamento do transporte. Atesta mais de 3 anos de experiência profissional em projetos de planejamento territorial, de infraestruturas e de mobilidade urbana sustentável. Consultor em vários estudos para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, e a Comissão Europeia, entre outros.

Saneamento/resíduos/efluentes

Emanuel Maciel : Engenheiro Sanitarista e Civil

Engenheiro Sanitarista e Civil formado pela Universidade Federal do Pará. Com 23 anos de experiência em projetos, fiscalização e Gerenciamento de Obras de saneamento, sobretudo relacionadas aos Sistemas de Macrodrenagem, Microdrenagem, Abastecimento de Água e Coleta, Transporte e Tratamento de Esgoto Sanitário. Participa de projetos de saneamento em diversas regiões do país, a maioria com financiamento do BID.

Meio ambiente e recursos hídricos

Fernando López : Eng. Civil, Especialista em Recursos Hídricos e Dinâmica Costeira

Engenheiro Civil com Mestrado em Ciências e Tecnologias de Gestão de Costas pela Universidade de Cantábria (Espanha). Os campos de especialização em que trabalhou são fundamentalmente engenharia de costas e obras marítimas. Como engenheiro especialista em infraestruturas portuárias, Fernando tem mais de 100 referências de atracadouros e marinas em diferentes partes do mundo.

Foi galardoado com o Prêmio Modesto Vigueras em 2007 da Associação Espanhola de Portos e Costas pelo seu trabalho “Novas formulações de estabilidade para diques verticais y submergidos” e finalista do prêmio internacional De Paepe Willems 2009.

Especialista em modelos hidrodinâmicos e de dinâmica costeira, desenvolveu ferramentas específicas para trabalhos de engenharia marítima dentro de baías e estuários (cálculo de regimes conjuntos de ondas de vento + ondas de fundo, cálculo de correntes de rotura de ondas em praias e Ligações Stwave-Copla).

Eduardo Martínez : Licenciado em Ciências do Mar, Especialista em Turismo Sustentável em Zonas Costeiras

Consultor especialista em gestão de projetos vinculados à planificação de equipamentos turísticos, turismo sustentável e ao desenvolvimento humano. Project Manager (PMP® Certificado) em diferentes projetos de investigação e inovação vinculados à conservação do patrimônio natural e cultural e à gestão turística sustentável. Msc em Project Management pela Business Engineering School LA SALLE (Universidade Ramon Llul, Barcelona). Interpretive Master Planning pelo Centro de Estudos Ambientais no Parque Nacional Snowdonia (Gales). Finalizou o Programa Internacional de Especialização em Turismo Costeiro e Marinho pela Universidade George Washington (EUA). É especializado em Gestão de Projetos Ambientais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Licenciado em Ciências do Mar/Oceanografia pela Universidade de Vigo (Espanha).

Atesta experiência de projetos realizados em Geórgia, República de Maldivas, El Salvador, Colômbia, Marrocos, Espanha, Albânia, República Dominicana, Portugal, Peru, Panamá, Brasil e Patagônia Argentina.

Patricia Casal : Licenciada em Biologia, Especialista em Conservação de Áreas Naturais e Meio Ambiente

Bióloga especialista em Conservação de Áreas Naturais com Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade de Vigo (Espanha) e Auditora Ambiental Certificada pela Bureau Veritas (Vigo, Espanha).

Após concluir um Pós-graduado em Sistemas de Informação Geográfica pela Cornell University College of Architecture, Art and Planning (NY, USA), recentemente especializou-se no uso avançado de SIG aplicados ao planejamento territorial e a avaliação da conectividade ecológica.

Tem mais de 12 anos de experiência como consultora para a elaboração e implementação de planos e políticas orientados a reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Além disso, possui uma vasta experiência em projetos internacionais financiados por organismos multilaterais como IDB, Banco Mundial, UNDP-Geórgia e o Programa PRODETUR de Brasil. Atualmente colabora como Consultora Chave de Meio Biótico para o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento Costeiro de Sergipe (GERCO/SE), e como Especialista em Geoprocessamento para a Atualização dos Planos de Manejo das Áreas Protegidas do Estado de Ceará, entre outros.

Economia e projeções demográficas

Andreu Ulied : Doutor em Engenharia

Profissional com Doutorado em Engenharia e Mestrado em Planejamento pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Fundador e Diretor da MCRIT, com experiência de mais de 25 anos como coordenador de projetos internacionais de planejamento de transporte e mobilidade urbana sustentável, planejamento urbano e regional. Tem experiência na coordenação de estudos de prospectiva territorial e criação de cenários de planejamento. No Brasil já tem participado no Plano de Gerenciamento Costeiro de Sergipe, Programa de Desenvolvimento das Várzeas do Tietê no Estado de São Paulo e no Programa de Desenvolvimento Regional do Ferrovia Norte-Sul, no Estado do Tocantins, além outros. Coordena vários programas de pesquisa territorial na Europa no marco do Programa de Prospectiva Territorial, ESPON da Comissão Europeia.

Rafa Rodrigo : Economista

Economista e MBA em Planejamento Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona. Especialista em avaliação econômica e financeira de projetos de transporte. Atesta mais de 10 anos de experiência em avaliações econômicas de planos de mobilidade urbana e projetos de transporte na Espanha, Europa e América Latina. Tem experiência no Brasil e atualmente participa como responsável de avaliação econômica e financeira nos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Segurança Viária de Blumenau e no Estudos de alternativas para otimização e consolidação da 1ª etapa do programa Várzeas do Tietê – PVT, nos municípios de São Paulo e Guarulhos, entre outros. Anteriormente, participou no projeto de urbanização de Ilha Grande.

Alvaro Alves de Moura Jr. : Especialista em Economía Política

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Política no PPG em Ciências Sociais da PUC/SP. É sócio da Urbana Consultoria e professor de Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Economia e Mercados e de Organização Industrial no curso de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também atua como pesquisador no Núcleo de Análise da Economia Contemporânea (NAEC) ligado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É também Editor Acadêmico da Revista de Economia Mackenzie (REM).

Fernando Ribeiro Leite Neto : Especialista em Economia Regional

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Mestrado em Economia Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É doutor em Ciências Sociais (Ciência Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É sócio da Urbana Consultoria e professor do INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa –  e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais e História do Pensamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Macroeconomia Aberta da América Latina, Economia Regional e Urbana e História do Pensamento Econômico.

Manoel Victor Gomes Figueiredo : Especialista em Economia do Setor Público

Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, com pós-graduação em Planejamento e Administração pública, pela PUC-SP. Possui experiência, principalmente em finanças públicas e nas funções de assessoria e de coordenação nas áreas de finanças, planejamento, orçamento e gestão. Foi Superintendente Financeiro e Chefe de gabinete da COHAB-SP (2001 a 2004) e Diretor Administrativo (2016). Além disso, foi Secretário Adjunto de Finanças (1997 a 2000 e 2005 a 2009) e Secretário Municipal de Fazenda (2015). Como professor universitário (Universidade Presbiteriana Mackenzie), atuou nos cursos de Economia do Setor Público e Formação Econômica do Brasil. Como Sócio da Urbana coordena, fundamentalmente, os projetos relacionados à gestão pública. Como consultor, além dos projetos da Urbana, atuou como consultor na Secretaria do Tesouro Nacional – STN, na área de estatísticas de finanças públicas.

Estruturação social

Barbara Bravo

Mestre em Antropologia e Sociologia do Desenvolvimento pelo Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra), especializando-se em antropologia e sociologia de políticas públicas. Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha com diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de políticas públicas. Dentre as principais expertises destacam-se a capacidade de realização de diagnósticos e avaliações de contextos de intervenção com uso de metodologias participativas e métodos mistos; a experiência com trabalho de campo com populações vulneráveis e comunidades tradicionais; o desenvolvimento e aplicação de capacitações e treinamentos para equipes multidisciplinares; a experiência com monitoramento e avaliação de projetos; e a produção de conhecimento aplicado.

Turismo e patrimônio cultural

Lorena LópezLic. em História e Diplomada em Turismo

Licenciada em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela e Diplomada em Turismo pela Universidade Carlos III de Madrid, com Mestrado em Gestão de projetos pela Bussiness Engineering School LA SALLE, Universidade Ramón Llull (Barcelona). Cursou também o Programa Internacional de Especialização em Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento organizado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO).

Tem mais de 11 anos de experiência multidisciplinar a nível nacional e internacional em diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento sustentável do turismo, o planejamento estratégico de destinos e a valorização e criação de novos produtos vinculados ao patrimônio histórico e cultural. Possui ampla experiência em projetos financiados por organizações multilaterais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Australian Aid, UNDP e a Europe Aid. Tem participado na gestão e no desenvolvimento de projetos em Gana, Espanha, na República Dominicana, no Brasil, nas Ilhas Maldivas e na Geórgia.

Habitação e equipamentos sociais / Gestão pública

Cid Blanco

Arquiteto e urbanista pela Universidade de São Paulo (1998, Brasil) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2006, Brasil). Especialista em planejamento e gestão de programas para reduzir a pobreza urbana pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (2001, Holanda) e em desenho e desenvolvimento da habitação pelo Departamento de Arquitetura e Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia de Lund (2009, Suécia). Trabalhou por 15 anos na administração pública com políticas de desenvolvimento urbano, habitação, planejamento estratégico, inclusão social, participação cidadã, comunicação e cultura, no nível local e nacional. Como consultor, tem trabalhado para instituições governamentais nacionais e internacionais, incluindo uma agência das Nações Unidas. Atualmente, atua também como Diretor de Projeto do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e coordena o Observatório Metropolitano ODS (METRODS).

Sistema de informações

Ramon Català : Especialista em Sistemas Informáticos

Engenheiro Técnico de Telecomunicações pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista em desenvolvimento de software, bases de dados e aplicações web para projetos em planejamento territorial, de transporte e mobilidade urbana. Tem mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de modelos e aplicações avançadas de simulação interativa, ferramentas Java e outras tecnologias de Internet para projetos na Europa e América Latina. Responsável do desenho, concepção e implementação dos sistemas de informação, avaliação e modelagem da MCRIT, entre os quais incluem o Sistema de Informação de Mobilidade Urbana e Segurança Viária de Blumenau, financiado pelo BID, e o Sistema Geoportal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, financiado pelo Banco Mundial.

Geoprocessamento

Nati Franco : Especialista em Geoprocessamento

Geógrafa pela Universidade Rovira i Virgili de Tarragona e MBA em Modalização de Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Politécnica de Catalunha. Especialista no desenvolvimento de software e modelos de Sistemas de Informação Geográficos aplicados ao planejamento da mobilidade urbana e  transporte. Atesta mais de 15 anos de experiência como consultora em estudos e projetos internacionais de mobilidade, como especialista em geoprocessamento e na criação e implementação de Sistemas de Informação Geográficos na Espanha, Europa e América Latina. Tem experiência no Brasil e atualmente participa como responsável de geoprocessamento nos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Segurança Viária de Blumenau, e no Estudos de alternativas para otimização e consolidação da 1ª etapa do programa Várzeas do Tietê – PVT, nos municípios de São Paulo e Guarulhos, e  no Sistema Geoportal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB entre outros.

Berta Carreras : Especialista em Geoprocessamento

Formada em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Possui Pós-graduação em Planejamento Territorial e Gerenciamento Ambiental pela Universidade de Barcelona. É especialista em geoprocessamento, cartografia e gerenciamento de banco de dados, sistemas SIG e plataformas Web. Possui experiência na realização de planos e estudos de planejamento estratégico, territorial, transporte e mudança climática e na realização de projetos de investigação relacionados com as políticas públicas de desenvolvimento territorial sustentável para clientes como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e a Comissão Europeia, entre outros.

Marcelo Zolet : Ambientólogo, especialista em Geoprocessamento

Engenheiro Ambiental (2005), especialista em Geoprocessamento também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atesta mais de 10 anos em trabalhos com geoprocessamento para estudos ambientais, sociais, planejamento territorial e de bacias hidrográficas.

Mediação com a comunidade

Pedro Strozemberg : Advogado especialista em mediação social

Com formação em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO),  especializou-se em  mediação de conflitos comunitários com atuação destacada em agendas de interesse público, onde acumula cerca de 20 anos de atuação em favelas e regiões conflitivas do Rio de Janeiro e no Brasil.

Sua trajetória profissional registra atuação destacada na sociedade civil, com passagens no poder público e atividades acadêmicas.

Mauricio Maas : Psicólogo

Mestre em Psicologia pela UFPR (2014), especializando-se na abordagem Análise Institucional do Discurso, com foco nas relações psicossociais. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Psicologia pela mesma universidade (2011). Trabalha em planejamento territorial, com experiência em coordenação de projetos, planejamento participativo urbano, ambiental, turístico e patrimonial. Atua, também, como psicólogo institucional.

 

 

Comunicação

Márcia Campos: Jornalista

Especialista com mais de 20 anos de experiência em Jornalismo na área editorial, bem como planejamento estratégico da comunicação (plano de ação), fortalecimento de marcas, gerenciamento de crises, midiametria e Responsabilidade Social. Faz parte da equipe de profissionais da Bayer, Campos Comunicação, assessoria de imprensa responsável pela gestão da Comunicação do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná – PDS_Litoral. Na área de Responsabilidade Social é autora de projetos voltados à saúde com premiação nacional concedidos pela revista Saúde e pela Roche.  Tem também formação em Administração pela FESP-PR.

Heverson Bayer: Jornalista

Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Jornalista com mais de 14 anos de experiência, tendo passado por grandes agências de comunicação. É também especialista em cobertura de congressos internacionais e na coordenação de salas de imprensa de eventos corporativos. Atualmente faz parte da equipe de profissionais da Bayer, Campos Comunicação que realiza a gestão da Comunicação e assessoria de imprensa do PDS_Litoral, além de desenvolver trabalhos em plataformas digitais como Facebook, Instagram e Twitter.