Subsídios ao ordenamento das áreas estuarina e costeira do Paraná

Governo do Paraná (2006)

O ordenamento ambiental do território é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente criado para garantir o uso sustentável e ordenado dos recursos ambientais, de modo a promover a proteção de habitats críticos ou representativos, bem como de ecossistemas e processos ecológicos.

Este documento apresenta importantes informações para o planejamento dos ambientes marinhos, seus componentes do meio físico, biológico e socioeconômico e suas variáveis. Trata-se de um estudo conduzido por consultores especialistas nos temas propostos, especialmente contratados para esse fim, cujos resultados aqui relatados, em maioria, foram deles obtidos.

O objetivo é promover a gestão integrada da Zona Costeira no estado do Paraná, com ênfase à aplicação e ao  desenvolvimento de instrumentos gerenciais para o ordenamento dos ambientes estuarinos e marinhos.

Baixa o arquivo

“Gestão integrada da Zona Costeira do Paraná, com ênfase na área marinha” PNMA-II

Débora Cristina Dos Santo Figueiredo – Coletánea de Mapas Gerco (2004) 

A proposta de zoneamento dos espelhos d’água estuarinos e costeiros do litoral paranaense, dentro do escopo do subprojeto Gestão Integrada da Zona Costeira com Ênfase na Área Marinha, integra o componente Desenvolvimento Institucional (Sub-componente Gerenciamento Costeiro) do Programa Nacional do Meio Ambiente II, objeto de acordo de Empréstimo N°.4524-BR celebrado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial.

A elaboração deste trabalho envolveu a realização de reuniões técnicas com consultores das áreas temáticas da oceanografia, da maricultura e da pesca, poluição marinha e atividades portuárias e recreacionais, técnicos da SEMA e especialista em montagem de banco de dados em sistema de informações geográficas (SIG). Além disso, foram realizadas reuniões de consulta a setores da sociedade da costa paranaense.

Baixa o arquivo

Resumo do relatório circunstanciado de identificação e delimitação da terra indígena sambaqui

Diário Oficial da União (2016)

Baixa o arquivo

Pescadores Artesanais da Vila de Superagui, Guaraqueçaba

Nova cartografi a social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil: Pescadores Artesanais da Vila de Superagui, município de Guaraqueçaba, Paraná / Alfredo Wagner Berno de Almeida, Rosa Acevedo Marin, (Coord) ; autores Roberto Martins de Souza, Dimas Gusso. – Guaraqueçaba, Paraná : Projeto Nova Cartografi a Social da Amazônia / UEA Edições, 2010

Baixa o arquivo

Carta de Matinhos

Reuniu-se em Matinhos, Litoral do Paraná, a comunidade científica e público interessado no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná durante o II Fórum de Pesquisas em Desenvolvimento Territorial Sustentável realizado no dia 16 de agosto de 2018 na Universidade Federal do Paraná. O ambiente de debates contou com a participação de pesquisadores que investigam o litoral do Paraná há décadas, autoridades locais e regionais, consultores, analistas técnicos, estudantes e população local além de membros dos comitês de acompanhamento e da equipe técnica responsável pela elaboração do referido plano. Esta carta representa a voz destes participantes que atuam e pesquisam a região nas mais diversas dimensões das problemáticas ambientais regionais. A Carta de Matinhos traz as recomendações dos participantes do fórum, e enfatiza a necessidade de se planejar o desenvolvimento sustentável do litoral do Paraná a partir de modelos condizentes com suas particularidades ecológicas, históricas e culturais.

Baixa o arquivo

II Forum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral do Paraná

O Forum foi realizado pela Universidade Federal do Paraná – Campus Matinhos, com o objetivo de debater o PDS Litoral em curso. Foram realizadas três palestras e duas mesas redondas, compostas de seis palestrantes.

Baixa o arquivo

Litoral do Paraná: Território e Perspectivas

Sulzbach, M.T, Archanjo, R.D, & Quadros, J. (2018)

A terceira coletânea do Litoral do Paraná , chamada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná (PPGDTS/UFPR), é de uma riqueza transformadora ao Litoral do Paraná . O volume apresenta novos conhecimentos em temáticas pouco abordadas pela ciência: críticas, modelos, estudos de caso. O volume apresenta o Litoral: na complexidade das ciências ambientais; nos desenvolvimentos: territorial sustentável, socioambiental, infantil, social, econômico, ambiental, cultural e humano; nas ações concretas; nos arranjos sociais e econômicos; nos elementos da natureza, nos espaços físicos e também abstratos, entre outros.

Baixa o livro

Os in(s) da extensão no Litoral do Paraná

Editora UFPR Litoral (2013)

Este livro é fruto das ações de fortalecimento e divulgação da Coordenadoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e resultante de um conjunto de reflexões derivadas de alguns dos programas e projetos de extensão universitária no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná.

Seu título: “A inclusão, a inserção, a interação, a investigação…: Os in(s) da extensão no Litoral do Paraná” procura destacar a extensão em suas múltiplas possibilidades acadêmicas.

Entre os principais in(s) da extensão estão: a inclusão, a inserção, a interação, a investigação, a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a interdisciplinaridade, a integralização, as intenções, ente outros que ao mesmo tempo em que o produzem, o legitimam. Os in(s) da extensão são tão importantes que merecem um breve comentário.

Baixa o livro

Litoral do Paraná: Território e perspectivas – Volume II: Cultura, Saúde e Educação

Brazil Publishing (2016)

O Programa de Põs-gradução em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paranã apresenta o segundo volume Cultura, Saúde e Educação da Coleção “Litoral do Paraná: território e perspectivas” como meio de estimular conhecimento e seguir com o diálogo em torno dos estudos acerca do desenvolvimento, do território e da sustentabilidade. Como mencionado no primeiro volume, o projeto desta publicação nasceu de um encontro do Comitê Científico e do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, no qual se refletiu sobre as diversas maneiras que um curso de pós-graduação, inserido e comprometido com as questões territoriais, pode contribuir para novos e alternativos modelos de desenvolvimento.

É fundamental lembrar que esta Coleção, agora em seu seguundo volume, pretende ser uma obra viva e dinâmica, a revelar uma diversidade de olhares sobre o litoral paranaense. Nesses olhares se misturam inquietações, questionamentos, quadros diagnõsticos, perspectivas, e, sobretudo, entusiasmo por esta região. Estudiosos e pesquisadores com distintas trajetórias e formações, se unem aqui para partilhar resultados de reflexões e dedicados processos de investigação científica. A Coleção “Litoral do Paraná: território e perspectivas” firma-se para nosso Programa como uma estratégia permanente de difusão de conhecimento sobre o litoral paranaense, ao mesmo tempo em que atende à convicção de seus autores a respeito da necessidade de se comunicar com o público mais amplo, além dos limites da universidade. A expectativa é que estes volumes iniciais, junto a tantos outros que deverão vir, se revelem importante acervo de saberes e principalmente fonte de possibilidades e alternativas, que sirvam de base para novas compreensões e referência para instituições e o conjunto da vida social e política.

Baixa o livro

Litoral do Paraná: Território e perspectivas – Volume I: Sociedade, Ambiente e Gestão

Brazil Publishing (2016)

Ao atingir a trajetória de três anos, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná, apresenta o primeiro volume Sociedade, Ambiente e Gestão da coleção Litoral do Paraná: território e perspectivas, com a pretensão de iniciar um diálogo em torno dos estudos acerca do desenvolvimento, do território e da sustentabilidade. O jovem programa sediado na Mata Atlântica biodiversa e multicultural do sul do Brasil vem contribuir para o debate desta preciosa temática em nível regional, sem descuidar de referenciais teóricos de expressividade e que ganham destaque ao longo desta primeira obra. As contribuições estão todas inseridas nesta matriz paisagística de alta complexidade natural, social, política e econômica, o litoral do Paraná, que aqui é caracterizada a partir da diversidade inter e multidisciplinar de olhares.
Nesta “trama de relações com raízes históricas, configurações políticas e identidades”, conforme nos inspira Abramovay (1988, p.2) é que queremos tecer nossa coleção de contribuições sobre o desenvolvimento territorial do litoral do Paraná. A paisagem litorânea é aqui representada de forma multiescalar e adquire contornos de consideração às controversas relações ser humano/sociedade e natureza, que ganham novas abordagens direcionadas a pensar alternativas ao desenvolvimento.

Baixa o livro