Farinheiras do Brasil

UFPR Litoral (2015)

Com a coletânea Farinheiras do Brasil: tradição, cultura e perspectiva da produção familiar de farinha mandioca se reúne um conjunto de saberes científicos produzidos em diferentes estados brasileiros (RS, PR, SC, BA, AL, MA, PA, AC), evidenciando a riqueza de elementos sociais, ambientais, econômicos, culturais e territoriais inerentes a atividade familiar de farinhar.
O conjunto de textos desta coletânea deve possibilitar aos leitores um contato com um tema carregado de histórias e de saberes fazer, inerentes à cultura brasileira. No seu bojo, apresenta um conjunto de expressões que estão presentes nos convívios sociais e nas práticas produtivas de quem sabe farinhar, que possibilitariam elaborar um dicionário; “dicionário da farinha”. A presente coletânea não tem este propósito, mas possibilitará ao leitor o acesso a uma diversidade de expressões e saberes que estão além dos dicionários tradicionais.

Baixa o livro

Os in(s) da extensão no Litoral do Paraná

Editora UFPR Litoral (2013)

Este livro é fruto das ações de fortalecimento e divulgação da Coordenadoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e resultante de um conjunto de reflexões derivadas de alguns dos programas e projetos de extensão universitária no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná.

Seu título: “A inclusão, a inserção, a interação, a investigação…: Os in(s) da extensão no Litoral do Paraná” procura destacar a extensão em suas múltiplas possibilidades acadêmicas.

Entre os principais in(s) da extensão estão: a inclusão, a inserção, a interação, a investigação, a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a interdisciplinaridade, a integralização, as intenções, ente outros que ao mesmo tempo em que o produzem, o legitimam. Os in(s) da extensão são tão importantes que merecem um breve comentário.

Baixa o livro

Litoral do Paraná: Território e perspectivas – Volume II: Cultura, Saúde e Educação

Brazil Publishing (2016)

O Programa de Põs-gradução em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paranã apresenta o segundo volume Cultura, Saúde e Educação da Coleção “Litoral do Paraná: território e perspectivas” como meio de estimular conhecimento e seguir com o diálogo em torno dos estudos acerca do desenvolvimento, do território e da sustentabilidade. Como mencionado no primeiro volume, o projeto desta publicação nasceu de um encontro do Comitê Científico e do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, no qual se refletiu sobre as diversas maneiras que um curso de pós-graduação, inserido e comprometido com as questões territoriais, pode contribuir para novos e alternativos modelos de desenvolvimento.

É fundamental lembrar que esta Coleção, agora em seu seguundo volume, pretende ser uma obra viva e dinâmica, a revelar uma diversidade de olhares sobre o litoral paranaense. Nesses olhares se misturam inquietações, questionamentos, quadros diagnõsticos, perspectivas, e, sobretudo, entusiasmo por esta região. Estudiosos e pesquisadores com distintas trajetórias e formações, se unem aqui para partilhar resultados de reflexões e dedicados processos de investigação científica. A Coleção “Litoral do Paraná: território e perspectivas” firma-se para nosso Programa como uma estratégia permanente de difusão de conhecimento sobre o litoral paranaense, ao mesmo tempo em que atende à convicção de seus autores a respeito da necessidade de se comunicar com o público mais amplo, além dos limites da universidade. A expectativa é que estes volumes iniciais, junto a tantos outros que deverão vir, se revelem importante acervo de saberes e principalmente fonte de possibilidades e alternativas, que sirvam de base para novas compreensões e referência para instituições e o conjunto da vida social e política.

Baixa o livro

Litoral do Paraná: Território e perspectivas – Volume I: Sociedade, Ambiente e Gestão

Brazil Publishing (2016)

Ao atingir a trajetória de três anos, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná, apresenta o primeiro volume Sociedade, Ambiente e Gestão da coleção Litoral do Paraná: território e perspectivas, com a pretensão de iniciar um diálogo em torno dos estudos acerca do desenvolvimento, do território e da sustentabilidade. O jovem programa sediado na Mata Atlântica biodiversa e multicultural do sul do Brasil vem contribuir para o debate desta preciosa temática em nível regional, sem descuidar de referenciais teóricos de expressividade e que ganham destaque ao longo desta primeira obra. As contribuições estão todas inseridas nesta matriz paisagística de alta complexidade natural, social, política e econômica, o litoral do Paraná, que aqui é caracterizada a partir da diversidade inter e multidisciplinar de olhares.
Nesta “trama de relações com raízes históricas, configurações políticas e identidades”, conforme nos inspira Abramovay (1988, p.2) é que queremos tecer nossa coleção de contribuições sobre o desenvolvimento territorial do litoral do Paraná. A paisagem litorânea é aqui representada de forma multiescalar e adquire contornos de consideração às controversas relações ser humano/sociedade e natureza, que ganham novas abordagens direcionadas a pensar alternativas ao desenvolvimento.

Baixa o livro