Audiencias Pds Litoral

AUDIÊNCIAS DO PDS_LITORAL MOSTRARAM OS RESULTADOS DAS PRIMEIRAS REUNIÕES PÚBLICAS

Durante o mês de junho foram realizadas as Audiências Públicas de Engajamento do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, mais conhecido como PDS_Litoral. Os eventos passaram pelos sete municípios da região litorânea do Estado na seguinte sequência: Antonina (dia 11), Morretes (12), Guaratuba (13), Pontal do Paraná (14), Guaraqueçaba (16), Matinhos (18) e Paranaguá (19). 

As Audiências Públicas contaram com ampla participação da sociedade civil e de representantes da academia, prefeituras e outras instituições atuantes em cada município. Os eventos encerraram a primeira etapa do processo de elaboração do Plano e concluem a formação das Equipes de Acompanhamento municipais. Durante os encontros, o coordenador do PDS_Litoral, Taco Roorda, explicou os objetivos gerais do Plano, destacando a definição das diretrizes e ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região. “É importante respeitar as particularidades de cada município e as questões ambientais da região. Também é fundamental proteger o patrimônio natural, histórico e cultural, garantindo o protagonismo dos atores locais”. Também foram apresentadas as sistematizações dos debates ocorridos nas oficinas de engajamento de cada município.

Segundo o especialista em mediação do PDS_Litoral, Pedro Strozenberg, desde o início de 2018 as informações estão sendo compartilhadas com todos através de diferentes formas de comunicação. Tais informações enriquecem os debates da fase de contextualização, essenciais para a definição das necessidades de cada município articuladas às principais demandas regionais, aliando as expectativas atuais com o horizonte de desenvolvimento. “Entre os desafios está olhar para o futuro. Trata-se de um Plano, não uma resposta imediata para as demandas da população, mas ao mesmo tempo precisamos ser capazes de atender às urgências de hoje para poder olhar para daqui vinte anos”, destaca.

Sobre o PDS_Litoral

Apoiado financeiramente pelo Banco Mundial (BIRD), o PDS_Litoral está sendo elaborado pelo Consórcio Litoral Sustentável, que reúne empresas internacionais e nacionais para realizar o Plano. São elas: Barcelona Brasil Group, Mcrit, Hidria Ciencia Ambiente y Desarrollo S.L e Quanta Consultoria Ltda. Os especialistas dessas empresas participaram de reuniões com atores regionais e locais, bem como com as Secretarias Estaduais do Governo do Paraná, que acompanharão todo o processo até o início de 2019. O Plano é gerenciado por Marina Bastos, da Quanta Consultoria Ltda, e Judith Muntal, representante do Barcelona Brasil Group.

Para mais informações sobre os assuntos acesse: www.pdslitoral.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *